Visitantes recentes

domingo, 10 de junho de 2012



Preparação física nas lutas - Parte 1

ASPECTOS ORGÂNICOS E MORFOLÓGICOS
O treinamento consiste em quatro princípios:
Principio da sobrecarga – consiste nos estímulos de freqüência, intensidade duração do treinamento para as adaptações, e para que ocorram essas adaptações é preciso aumentar a sobrecarga.
Principio da especificidade – um exercício especifico faz com que o sistema fisiológico e metabólico ocorram adaptações especificas no treinamento.
Principio das diferenças individuais – cada pessoa tem suas próprias adaptações, através dos  estímulos que são passados para pessoas diferentes, ou seja, o treino é o mesmo mas o resultado é individual.
Principio da reversibilidade – se o treinamento for interrompido as adaptações serão perdidas.
Periodização do treinamento - o judô por apresentar um longo período de competições, o atleta necessita apresentar uma boa condição física.
Determinação da carga de treinamento – é preciso levar em conta as características técnicas e táticas do atleta.
POTÊNCIA E CAPACIDADE AERÓBIAS
Esses dois fatores têm sido considerados importantes para o desempenho no judô. Pois esses mantêm uma intensidade elevada durante a luta, podem retardar a concentração de lactato, e facilita a recuperação entre as lutas.
Os métodos para o treinamento aeróbio incluem atividades contínuas com duração de 40-60 minutos como corrida, natação e ciclismo, que é realizado de 3-4 vezes por semana com intensidade de 60-80% do VO2 max ou com intensidade equivalente a limiar anaeróbio.
Sugere-se que o treinamento aeróbio seja feito com movimentos específicos da modalidade, de forma intervalada ou contínua. Na forma continua deve haver a correção na execução dos golpes e a manutenção da freqüência cardíaca deve ser em torno de 140-160 bpm.
Segundo Karvonen é utilizada a fórmula FC treinamento = (FC Max-FC basal)x intensidade a ser empregada + FC basal (equação), para a prescrição do treinamento aeróbio contínuo baseado na freqüência cardíaca, FC Max (determinada em exercício máximo) ou estimada por 220- idade do atleta; FC basal = freqüência cardíaca do individuo em repouso absoluto deitado.
É ressaltada também a utilização de intensidades associadas a concentrações de lactato sanguíneo, onde podem ser utilizados movimentos específicos da modalidade e de forma intervalada.

CAPACIDADE E POTÊNCIA ANAERÓBIAS
Para determinar a intensidade do treinamento, deve-se induzir repostas de concentração de lactato em atividades especificas da modalidade, adotar valores supra máximos  de consumo de oxigênio, adotar séries de exercícios nas quais o individuo realiza o maior esforço possível durante o período de execução com intervalos suficientes para a recuperação, adotar a execução de exercícios intermitentes com intensidade,duração do esforço e da pausa semelhantes na competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário